terça-feira, 16 de junho de 2009


Qual o objetivo do homem?

Muitas vezes existem algumas questões que consomem muito tempo em nossas vidas. Uma dessas questões é o fato da vida. Posso até mesmo parecer piegas, mas sei por experiência própria que muitas vezes perdemos até mesmo o sono pensando qual seja o propósito de nossa vida.

Essa questão é mais presente, especialmente, quando temos problemas que julgamos que não merecíamos (afinal, somos tão coitadinhos!).

Quantas vezes não culpamos até mesmo a Deus por nossos problemas. Choramos e questionamos:

- Oh Deus! que fiz para merecer isso?

E como Jó lamentamos até mesmo o dia de nosso nascimento. Por ficarmos mais sensíveis começamos a filosofar com respeito a vida e questionamos o valor de nossa existência. Reconheço que sempre fui um pensador (e também um sonhador, mas isso fica para um outro momento) e sempre questionei o valor de minha vida.

Prá que vivo? Por que vivo? A vida é o sofre diário? Não há nada que eu possa fazer?

Essas, e muitas outras, eram questões que rodeavam minha mente.

Hoje, algumas dessas perguntas eu posso responder. E você p
ode até não aceitar. E pode até mesmo perguntar: Você pensa que é dono da verdade?

E eu vou te responder que não, não sou dono da Verdade, mas com certeza eu sei qual seja a Verdade, pois conheço a Verdade. A Verdade é Jesus Cristo. Foi Ele mesmo quem disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo. 8.32); e ainda mais: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo.14.6).

Mas é lógico que você não tem obrigação de aceitar aquilo que eu vier a dizer, mas é aquilo em que creio e que me dá uma resposta absolutamente coerente com a própria vida.

A resposta está no Catecismo Batista, elaborado por C.H.Spurgeon.

Spurgeon era convencido que os erros e as heresias estão aumentando cada dia mais. E que por isso mesmo existe uma enorme necessidade de ensinar nossos filhos (e porque não o povo de Deus?) sobre as doutrinas da Bíblia. Creio que tal ensino se faz mais necessário do que nunca.

O Catecismo é uma maneira boa para fazer isto. Quando eu era pequeno, meu pai um católico ardoroso, daqueles que iam à igreja todos os dias; que confessava, comungava e ia à missa todos os Domingos, me fez estudar catecismo, e posso dizer que não foi tão ruim assim. Eu até gostava das aulas e me aplicava em aprender. Isso criou em mim um temor e, ao mesmo tempo, sede de DEUS.

Hoje, já com alguma idade, volto a estudar um Catecismo (junto com meu filho caçula), e desta vez um Catecismo que tem bases bíblicas e não a tradição humana, como na IC.

Não se assuste com a palavra “catecismo”, afinal o catecismo é uma forma de ensinar sistematicamente a Bíblia através de perguntas e respostas.

C. H. Spurgeon dizia: “Tenho certeza que o uso de um bom catecismo por nossas famílias será uma grande proteção contra os erros doutrinários que a cada dia aumentam mais. Por isso, formei este catecismo usando outros da Assembléia de Westminster, para ser usado em minha igreja. Se for usado em casa ou classes deve ser explicado e as palavras cuidadosamente decoradas, pois serão mais bem entendidas com o passar dos anos. Que o Senhor abençoe meus amigos e suas famílias eternamente é a oração do seu pastor. - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.“

Ah! Antes que eu esqueça:


1. Pergunta: Qual é o principal objetivo do homem?
Resposta:
O objetivo principal do homem é glorificar a Deus (1), e ter comunhão com Ele para sempre (2).
1. I Coríntios 10:31. "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."
2. Salmo 73:25-26. "A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre."

Publicado por: José Luiz dos Santos Guerrero (Coord. de Informática na UMMBESP; Coord. de SMM. na UMMBALP; Coord. de Sociabilidade na UMMBALP)